The news is by your side.

Todos os direitos reservados ao Blog EncontrAR ® – by Agência Criosites

Fumar tem um efeito negativo sobre a doença de Crohn?

A inflamação intestinal crônica que caracteriza a doença de Crohn e a colite ulcerativa surge de uma complexa interação entre o genótipo do hospedeiro, o sistema imunológico e a…

Especialistas criam cápsula que trafega pelo intestino e detecta doenças

Com aproximadamente 9m de comprimento, o trato digestivo é uma longa e sinuosa estrada, difícil de trafegar. Agora, cientistas do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), nos Estados Unidos, descobriram uma forma de explorá-lo e, assim, detectar com facilidade alterações que podem indicar doenças graves. Eles desenvolveram um sensor que, ingerido, faz o diagnóstico de problemas gastrintestinais e estomacais. Diferentemente do exame de cápsula endoscópica, que fornece imagens dos órgãos, o dispositivo trabalha…

Fórum Interdisciplinar de biossimilares 2018

Em inédita iniciativa de 3 sociedades médicas: a “Sociedade Brasileira de Dermatologia- SBD”, o “Grupo de Estudos da Doença Inflamatória Intestinal do Brasil- GEDIIB”, e nesta primeira edição sob coordenação da “Sociedade Brasileira de Reumatologia - SBR” será realizado o FÓRUM INTERDISCIPLINAR DE BIOSSIMILARES 2018, no Centro de Convenções Brasil 21, de 26 a 28 de julho de 2018, em Brasília, D.F. Esperamos contar com a participação de 600 profissionais, que durante 3 dias estarão reunidos no intuito de promover um debate…

Glaucoma atinge 60 milhões de pessoas em todo o mundo; médicos alertam para risco de cegueira

Vinte e seis de maio é o Dia Nacional de Combate ao Glaucoma e oftalmologistas por todo país fizeram, neste sábado (26), campanhas de conscientização sobre a doença, que em casos extremos, pode levar à cegueira. De acordo com a Associação Mundial do Glaucoma, atualmente, cerca de 60 milhões de pessoas em todo o mundo são afetadas pela doença. O oftalmologista Marcos Ferraz explica o que é o glaucoma e os principais fatores de risco. SONORA: “Glaucoma, na verdade não é uma doença, é um grupo de doenças, mais prevalente…

Sedentarismo atinge quase metade dos brasileiros

O sedentarismo, caracterizado pela ausência de atividades físicas, já é conhecido como a doença do século e pode causar diversos problemas de saúde. O cardiologista Augusto Scalabrini, professor da USP atuante também no hospital Sírio Libanês, explica que atualmente este não é somente um distúrbio de quem não pratica exercícios, mas sim da falta de qualquer atividade física. Embora hoje em dia as pessoas tenham adquirido maior consciência a respeito desse tema, boa parte ainda não tem hábitos que auxiliem no processo para a…

Poder executivo e legislativo debatem a necessidade de regulamentação da intercambialidade entre medicamento biológico e biossimilar

Confira as perguntas respondidas e a conclusão do debate sobre a regulação da intercambialidade, realizada pela Comissão de Seguridade Social e Família (CSSF), da Câmara dos Deputados, com participação Ministério da Saúde e Anvisa.  O debate do grupo de trabalho da Câmara dos Deputados, iniciou-se com a participação dos reguladores e seguirá ouvindo os prescritores (Sociedades e entidades médicas) e os pacientes.Seguindo o mesmo objetivo, no dia 3 de maio de 2018, foi publicada a Portaria nº 1.160 que formou o grupo de…

A dor que piora com o frio

Basta uma ligeira queda nas temperaturas e lá vem ela: a dor. Muitos dizem, inclusive, que o frio "ataca" quem tem doença reumática. Será verdade? A FOLHA conversou com especialistas em reumatologia que enfatizam que esse "ataque" é um mito, mas ponderam: a percepção de dor vai depender de cada paciente e das doenças que os acometem, pois reumatismo é um termo genérico para mais de 200 tipos ou subtipos de doenças reumáticas. "Com a chegada do frio, a procura nos consultórios aumenta, o que nos dá a impressão que os…

Audiência Pública: Grupo de trabalho – regulação da intercambialidade

A Comissão de Seguridade Social e Família (CSSF), da Câmara dos Deputados,deseja ouvir os tomadores de decisões, responsáveis pela regulação da intercambialidade entre os medicamentos biológicos e biossimilares. Participam da audiência pública: Conselho Nacional de Secretários de Saúde – CONASS Agência de Vigilância Sanitária (ANVISA) Secretaria de Ciência e Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde Todos podem e deve participar: médicos e pacientes, juntos por decisões que resguardem a segurança dos…

Postagens recentes

Newsletter

Comentários
Loading...