Princípios consensuais sobre o acesso do paciente a medicamentos biotecnológicos seguros na América Latina

0
477

Princípios consensuais sobre o acesso do paciente a medicamentos biotecnológicos seguros na América Latina
Em Dezembro de 2015, 34 grupos de pacientes participaram numa formação em Buenos Aires (Argentina), co-organizada pela Aliança Global de acesso à pacientes (GAfPA) e pela Aliança Internacional de organização de Pacientes (IAPO)

Este encontro teve como objectivo o fortalecimento das relações inter-funcionais e inter-regionais entre as partes interessadas para promover uma rede de fármaco -vigilância na América Latina com todo o apoio legal para este fim.

Durante este encontro, os grupos de pacientes aprovaram 5 princípios em 4 questões-chave para proteger a segurança dos pacientes, garantir um acesso seguro a medicamentos biotecnologicos e biosimilates, e preservar a relação médico-paciente que é fundamental na área da saúde: Princípios consensuais sobre o acesso do paciente a medicamentos biotecnológicos seguros na América Latina.

Os princípios ajudarão os grupos de pacientes a defender a nível nacional, promovendo o seu envolvimento em todos os níveis de tomada de decisão , bem como a segurança do paciente.

Documento completo e lista de participantes e signatários:
IAPO_Principios-de-consenso-sobre-el-acceso-del-paciente-a-biológicos-y-biosimilares-seguros_portugues_Final-1

List-of-participants-Latam-PAG-Summit-IAPO-GAFPA-Buenos-Aires-2015-Portuguese

Sou Blogueira, motivada pelo diagnóstico da Artrite Reumatoide aos 26 anos, como profissional da enfermagem eu estava acostumada a lidar com a dor, porém, a dor dos outros e de repente a dor passou a ser minha companheira. Troquei o cuidar assistencial pelo cuidar informacional e escrevi o Blog Artrite Reumatoide, para compartilhar a minha dor, aprendi então, que Dor Compartilhada é Dor Diminuída. Hoje sou “Patient Advocacy”, social media, graduanda do curso de jornalismo na FiamFaam, presidente do Grupo EncontrAR, vice-presidente do Grupar-RP, idealizadora dos Blogueiros da Saúde e uma eterna mobilizadora social em prol da qualidade de vida das pessoas com doenças crônicas no Brasil.

SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta