SESI tem exame para diagnosticar Artrite Reumatoide e Lúpus

0
580

O Serviço Social da Indústria (SESI) está oferecendo aos industriários e à comunidade a realização de exames para diagnosticar Artrite Reumatoide e Diagnóstico de Lúpus. A Artrite Reumatoide (AR) é uma doença autoimune que pode afetar diversas partes do organismo, principalmente as articulações, e não tem cura, mas pode ser controlada. Os principais sintomas são: dor, inchaço, rigidez e inflamação nas membranas sinoviais e nas estruturas articulares. O Lúpus é uma doença autoimune que afeta além das articulações, pele, rins, coração, pulmão e outros órgãos.

O coordenador do Laboratório de Análises do SESI, Paulo Reis destacou a importância dos exames para um diagnóstico preciso. Ele enfatiza que tanto o Lúpus quanto a Artrite Reumatoide agridem as articulações. “O exame esclarece se as dores nas articulações são originadas de um processo inflamatório reumático ou de um processo de Lúpus”, explicou.

Ele esclareceu que o Lúpus apresenta lesões em outros órgãos do corpo, como rins e coração e tem como como sintomas, inchaço, nas articulações, dores e dificuldades de movimentos, e que são necessários exames específicos para comprovar a doença, citando que o tratamento é mais intensivo que o da Artrite Reumatoide, (doença menos agressiva), citando ainda que os exames permitem ao médico avaliar se é uma infecção recente ou crônica.

“A bactéria (estreptococos), quando é depositada nas articulações, pode causar a Artrite Reumatoide e quando depositada nos rins pode levar à insuficiência renal”, disse. Reis disse ainda que os pacientes que apresentam esses sintomas devem procurar o médico reumatologista, que deverá avaliar o paciente e solicitar os exames para o diagnóstico e acompanhamento. O laboratório está localizado no 1º andar do prédio do SESISAÚDE, na Avenida Getúlio Vargas, 1116. Os atendimentos são realizados de segunda a sábado, sendo que, de segunda a sexta, no horário das 6 às 10 horas, e no sábado, das 7 às 9 horas. Mais informações pelo número 3186 6613.

Fonte: Amazonas Noticias

Sou Blogueira, motivada pelo diagnóstico da Artrite Reumatoide aos 26 anos, como profissional da enfermagem eu estava acostumada a lidar com a dor, porém, a dor dos outros e de repente a dor passou a ser minha companheira. Troquei o cuidar assistencial pelo cuidar informacional e escrevi o Blog Artrite Reumatoide, para compartilhar a minha dor, aprendi então, que Dor Compartilhada é Dor Diminuída. Hoje sou “Patient Advocacy”, social media, graduanda do curso de jornalismo na FiamFaam, presidente do Grupo EncontrAR, vice-presidente do Grupar-RP, idealizadora dos Blogueiros da Saúde e uma eterna mobilizadora social em prol da qualidade de vida das pessoas com doenças crônicas no Brasil.

SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta