The news is by your side.

Todos os direitos reservados ao Blog EncontrAR ® – by Agência Criosites

Dicas para prevenir a osteoporose em qualquer idade

0 32

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, inscreva-se agora.

Silenciosa, a osteoporose é uma doença que pode atingir qualquer pessoa. Segundo a Fundação Internacional de Osteoporose (IOF), o aumento da expectativa de vida em todo o mundo trará também o aumento no número de brasileiros com osteoporose – 32% da população do país até 2050. Relacionada com a perda de densidade óssea, a patologia é mais recorrente em mulheres após a menopausa e em homens com mais de 65 anos de idade. Quando está presente no organismo, uma torção simples pode se transformar em uma fratura de difícil restabelecimento e com necessidade de longos repousos, o que tende a criar complicações como embolias e trombose.

É possível prevenir a osteoporose? A resposta é sim. E a prevenção pode inclusive começar cedo. A prática de atividades físicas regulares e o aumento do consumo de alimentos ricos em cálcio, como os derivados do leite e os vegetais de cor verde escura, são os principais pilares da prevenção. No caso dos exercícios, aqueles que buscam o fortalecimento muscular são os mais indicados, pois protegem o corpo de quedas e dão mais sustentação e equilíbrio.

A prevenção deve, sempre que possível, começar por volta dos 25 anos de idade, mas adotar hábitos saudáveis desde a infância e adolescência é um excelente caminho para uma velhice com qualidade de vida. Cuidar da saúde ainda na juventude é um grande indicador para um envelhecimento mais confortável e ativo. O diagnóstico da doença é feito por meio de consultas médicas regulares – para as mulheres, com o ginecologista, e para os homens com o clínico geral ou geriatra. Se a doença for detectada, o tratamento é feito pelo reumatologista, que pode indicar suplementação à base de cálcio. Porém, o uso deste tipo de medicação só pode ser feito sob recomendação clínica, pois algumas doenças podem ser agravadas com a ingestão exagerada do cálcio.

Fonte: http://www.antenacritica.com.br/noticia/dicas-para-prevenir-a-osteoporose-em-qualquer-idade

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, inscreva-se agora.