Cuidados odontológicos nas doenças reumáticas

0
1257
Imagem: Uniodontorio
Imagem: Uniodontorio

A manutenção adequada da saúde bucal do seu filho é muito importante. Para isso, alguns cuidados simples devem ser tomados, diminuindo muito a chance do aparecimento de cáries e inflamação na gengiva:

  • Escovar os dentes sempre após as refeições. Use uma pasta dental com flúor quando você tiver certeza que ele consegue cuspi-la. Por melhor que seja seu sabor, ela não foi feita para ser engolida.
  • Usar fio dental diariamente: para limpar entre os dentes e manter a gengiva saudável;
  • Evitar alimentos açucarados (balas, chicletes, pirulitos e refrigerantes);
  • Fazer avaliação com um dentista a cada 6 meses.

A saliva é muito importante na proteção dos dentes e da gengiva. Algumas condições e certas medicações influenciam na quantidade e na qualidade da saliva, permitindo a formação da cárie. Avise o dentista se seu filho reclamar de que a boca está seca.

Algumas medicações podem fazer seu filho vomitar. Sempre que isso acontecer, peça que ele faça um bochecho com água pura.

Outro aspecto importante é que a articulação da mandíbula (que permite a abertura da boca) também pode ser afetada. Se seu filho reclamar de dor nas bochechas, na região da orelha,  dificuldade para abrir a boca ou mastigar avise o médico responsável para que ele o encaminhe para uma avaliação com um dentista.

Cartilha ACREDITEFonte:

Cartilha: Meu Filho tem Artrite Um Guia para Famílias

Acredite – ONG Amigos da Criança com Reumatismo

Disponível em

http://acredite.org.br/wp-content/uploads/2012/05/artrite.pdf

A Acredite tem a Missão de “Melhorar a qualidade de vida de crianças e adolescentes com doenças reumáticas, viabilizando e facilitando o seu tratamento.” Atuam no estado de SP e recebem crianças de todo o Brasil, através do ambulatório de reumatologia pediátrica, é uma entidade sem fins lucrativos e contam com apoio de doações, que podem serem realizadas através do link: www.acredite.org.br

Sou Blogueira, motivada pelo diagnóstico da Artrite Reumatoide aos 26 anos, como profissional da enfermagem eu estava acostumada a lidar com a dor, porém, a dor dos outros e de repente a dor passou a ser minha companheira. Troquei o cuidar assistencial pelo cuidar informacional e escrevi o Blog Artrite Reumatoide, para compartilhar a minha dor, aprendi então, que Dor Compartilhada é Dor Diminuída.
Hoje sou “Patient Advocacy”, social media, graduanda do curso de jornalismo na FiamFaam, presidente do Grupo EncontrAR, vice-presidente do Grupar-RP, idealizadora dos Blogueiros da Saúde e uma eterna mobilizadora social em prol da qualidade de vida das pessoas com doenças crônicas no Brasil.

SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta