Farmácia de Alto Custo – Assistência Farmacêutica Especializada

0
635
LME - Laudo Medicamento Especializado - Laudo do SUS
LME – Laudo Medicamento Especializado – Laudo do SUS

A Assistência Farmacêutica Especializada fornece gratuitamente os medicamentos destinados ao tratamento de doenças específicas, seguindo a orientação dos Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas (PCDT) do Ministério da Saúde.

Os medicamentos da Assistência farmacêutica Especializada são popularmente conhecidos por “Medicamentos de Alto Custo”.
São critérios para o acesso ao medicamento de alto custo:
• Que o fármaco faça parte da lista dos componentes especializados
• Que a patologia (doença), faça parte dos Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas do Ministério da Saúde, para o medicamento prescrito
• Necessário ter Cartão Nacional do SUS (CNS)
• Receita médica preenchida com o nome do princípio ativo e não pelo nome comercial
• A LME (Laudo de Medicamentos Excepcionais) deve estar com todas as lacunas preenchidas, inclusive diagnóstico, história clínica e CID (Código Internacional da Doença).
• A entrega dos documentos exigidos passa por análise com o médico auditor da farmácia de alto custo, que faz a liberação ou recusa o pedido.

Sou Blogueira, motivada pelo diagnóstico da Artrite Reumatoide aos 26 anos, como profissional da enfermagem eu estava acostumada a lidar com a dor, porém, a dor dos outros e de repente a dor passou a ser minha companheira. Troquei o cuidar assistencial pelo cuidar informacional e escrevi o Blog Artrite Reumatoide, para compartilhar a minha dor, aprendi então, que Dor Compartilhada é Dor Diminuída. Hoje sou “Patient Advocacy”, social media, graduanda do curso de jornalismo na FiamFaam, presidente do Grupo EncontrAR, vice-presidente do Grupar-RP, idealizadora dos Blogueiros da Saúde e uma eterna mobilizadora social em prol da qualidade de vida das pessoas com doenças crônicas no Brasil.

SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta