Último EncontrAR de 2012!

0
315

No dia 08 de dezembro, realizamos a última reunião presencial do Grupo EncontrAR, com caráter educativo tivemos a presença do Dr. Thiago Bittar, médico reumatologista que convive com Artrite Idiopática Juvenil desde a infância, apresentando as palestras, “Artrite Reumatoide, tratamentos atuais e a importância do DAS”.

DAS – 28=  Indice de atividade da doença e número de articulações comprometidas.

EncontrAR com Médico – Dezembro/2012

Presença de 66 pessoas, vinda de todo o estado de São Paulo, contamos ainda com participação interativa de uma mãezinha do Ceará, que através de SMS enviava suas perguntas, essa mãe ficou sabendo da reunião do EncontrAR e pediu a duas parentes de SP para virem na reunião, e então, o EncontrAR apresentou o GARCE para fazer o acolhimento desta família cearense.

Após as palestras, foi aberto um bate papo, entre médico e pacientes, e as perguntas foram das mais diversas possíveis, entre as mais relevantes, foram;

País de crianças com AIJ

Mulher com Artrite Reumatoide, pode engravidar? a resposta é sim, pode engravidar, porém, que seja uma gravidez planejada com consenso do médico reumatologista e médico obstetra, que aconteça quando a doença estiver em remissão e tenha acompanhamento pré-natal em um ambulatório de alto risco, para garantir a saúde da mãe e do bebê, por isso, meninas cuidem-se muito!

Artrite Reumatoide, ataca a coluna? sim, pode atingir a coluna, com maior prevalência na coluna cervical.

Quem pode tomar medicamento biológico? todo paciente com doença ativa que tenha indicação médica, as vezes, no começo da doença conforme a indicação médica e agressividade da doença. Obs: conforme índice do DAS. 

Quando trocar de medicamento? Quando o médico assistente achar que é o momento, geralmente acontece a indicação de troca de medicamento, quando o medicamento perde a eficácia e for observado sinais de atividade da doença, ou seja, quando as dores se tornarem mais frequentes e mais fortes, quando observar sinais de novas deformidades, novas dores, maior dificuldade para realizar atividades da vida diária.

Infiltração acelera a perda de articulação? não, porém, a infiltração deve ser criteriosamente indicada e realizada por um médico experiente.

O DAS, (índice de atividade da doença) está sendo exigido pelos Planos de Saúde para liberação do medicamento biológico infusional, e a tendência é que o DAS seja cada vez mais utilizado para a liberação de medicamentos de alto custo, auxilio doença, isenção tarifária, etc,  por isso, o Portal Reumatoguia junto com o Grupo EncontrAR vem trazendo este tema em linguagem clara e compreensível para os pacientes de AR, isso é um medida educativa para aumentar o entendimento do paciente e diminuir a idas e vindas às farmácias de Alto Custo. 

As palestras proferidas pelo Dr. Thiago Bitar podem ser consultadas nestes Links:

Portal Reumatoguia – Artrite Reumatoide – Tratamentos 

Portal Reumatoguia – DAS – Você sabe o que é DAS? 

Encerramos as nossas atividades presenciais de 2012, porém, mantemos as nossas atividades nos grupos virtuais, portanto, vendedores de milagres e curandeiros, o Grupo EncontrAR durante as férias mantém o monitoramento das redes.

Muito obrigado a todos que dedicaram uma tarde de sábado para estar conosco, foi um dia especial.

Dr. Thiago Bitar, médico reumatologista, diretor médico voluntário do EncontrAR
Moderadoras, muito obrigado pelo apoio sempre presente!

Agradecemos também nossos apoiadores, Roche, Sanofi e Portal Reumatoguia.

Todas as fotos desse Encontro do EncontrAR podem ser baixadas através deste link:

https://picasaweb.google.com/105392233852877782098/EncontrAR_Dezembro_2012

Sou Blogueira, motivada pelo diagnóstico da Artrite Reumatoide aos 26 anos, como profissional da enfermagem eu estava acostumada a lidar com a dor, porém, a dor dos outros e de repente a dor passou a ser minha companheira. Troquei o cuidar assistencial pelo cuidar informacional e escrevi o Blog Artrite Reumatoide, para compartilhar a minha dor, aprendi então, que Dor Compartilhada é Dor Diminuída. Hoje sou “Patient Advocacy”, social media, graduanda do curso de jornalismo na FiamFaam, presidente do Grupo EncontrAR, vice-presidente do Grupar-RP, idealizadora dos Blogueiros da Saúde e uma eterna mobilizadora social em prol da qualidade de vida das pessoas com doenças crônicas no Brasil.

SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta